Depois de ser contada a "História dos três Porquinhos", tivemos a ideia de fazer uma das casas dos três porquinhos (a casa de tijolos do porquinho mais velho). Iniciamos a recolha dos pacotes de leite durante algum tempo. Quando já tinhamos pacotes suficientes, resolvemos meter mãos ao trabalho. Demorou algum tempo e no final vejam como ficou:
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
A casa dos três porquinhos
Etiquetas:
Jard. Inf. Janeiro de Cima,
pré-escolar
Desfile de Carnaval - texto coletivo
No dia 17 de fevereiro, fomos a Silvares participar no desfile de Carnaval, juntamente com todos os alunos do Agrupamento de Escolas “Terras do Xisto”. Nós fomos para Silvares de autocarro. Foi muito divertido!

Quando acabou o desfile, tiramos muitas fotografias e, por fim, despimos os fatos e as máscaras.
Como já era hora de almoço, fomos almoçar na cantina da escola e, em seguida, fomos visitar a biblioteca do agrupamento.
Na biblioteca, em primeiro lugar, vimos os livros que nos chamaram à atenção, depois, folheamos, observamos as imagens e escolhemos alguns para trazer para a nossa escola. Nós adoramos a biblioteca porque tinha muitos livros interessantes.

Por fim, nós achamos o nosso carnaval espectacular e divertido!
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Desfile de Carnaval dos alunos de Janeiro de Cima
No dia 17 de fevereiro, sexta-feira, os alunos foram participar no desfile de Carnaval que envolvia todos os alunos do Agrupamento de Escolas "Terras do Xisto".
Os alunos de 1º Ciclo de Janeiro de Cima foram mascarados de legumes, panelas, água e um livro de receitas. O nosso tema estava relacionado com as tradições e a alimentação.
Um prato que se foi mantendo com a mudança de gerações é a sopa. Nós achamos que a sopa é um alimento muito importante, rico e bastante económico. Por isso, quisemos realçar a sua importância na alimentação das pessoas e principalmente das crianças.
Os nossos fatos foram feitos e pintados por nós e também fizemos uma máscara. Foi muito divertido!
Se quiserem espreitar, as nossas fotografias estão aqui.
No dia 17 de fevereiro o Jardim de Infância de Janeiro de Cima foi até Silvares brincar ao Carnaval com fatos alusivos às histórias tradicionais, com destaque para a história do "Capucinho Vermelho", em que todas as personagens principais estavam representadas (Capucinho Vermelho, a mãe, a avó, o lobo e o caçador.
Depois do desfile, fomos almoçar à cantina da escola sede do Agupamento e ainda tivemos um tempinho para visitar a Biblioteca.
Foi divertido
Depois do desfile, fomos almoçar à cantina da escola sede do Agupamento e ainda tivemos um tempinho para visitar a Biblioteca.
Foi divertido
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
O Carnaval dos Boguinhas
Olá Amigos!
É tempo de Carnaval, é tempo de folia e como não podia deixar de ser, também nós fomos festejar o Carnaval. No dia 16 de Fevereiro percorremos as ruas de Bogas de Baixo a cantar e vestidos de personagens da história "O Capuchinho Vermelho". Ao passarmos as pessoas sairam à rua e deram-nos guloseimas muito apetitosas.
Querem ver como foi? É só espreitar aqui!...
Estas são algumas das pessoas que gostaram de nos ver e ouvir e nos quizeram mimar.
Fomos ao Centro de Dia de Bogas de Baixo cantar a nossa canção do Capuchinho e mostrar os nossos trages. Também lá recebemos guloseimas!
Aqui estão as guloseimas que nos deram durante o desfile. Muito apetitosas! Não acham?... Levamos algumas para casa e outras é para comermos na escola. Obrigada a todas as pessoas que nos deram estas delícias.
No dia 17 de Fevereiro fomos desfilar a Silvares com os mesmos trages e também gostamos muito.
Desejamos um Feliz e divertido Carnaval a todos vós! Divirtam-se muito!...
Etiquetas:
Boguinhas,
Carnaval,
pré-escolar
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Dia de S. Valentim

Para falar sobre este dia tão romântico foi trabalhado o texto seguinte com os alunos, de modo a ficarem a saber porque é que esta data começou a ser celebrada por todo o mundo.
A Lenda de S. Valentim
Valentim era um sacerdote do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte mas os romanos não se alistavam porque estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...
Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.
Pelo que o Imperador decretou a proibição dos casamentos dos jovens.
Valentim não concordou com esta ordem do imperador e terá casado muitos casais em segredo.
Quando foi descoberto prenderam-no e foi condenado à morte.
Enquanto estava na prisão Valentim recebia visitas de uma bela jovem, filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo.
No dia da execução da sentença, dia 14 de Fevereiro, por ordem do Imperador, foi decapitado, tendo deixado um bilhete à sua amada dizendo «Do teu Valentim».
Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens amorosas no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.
Depois os alunos visualizaram algumas histórias relacionadas com a amizade e o amor. Porque afinal, os afetos podem aparecer de várias formas e todas são importantes para a vida de uma pessoa.
A primeira história falava sobre um espantalho que estava enamorado. Se quiserem conhecer a história espreitem. Esperamos que gostem.
O amor da nossa família. A amizade
O amor e a paixão entre duas pessoas
A primeira história falava sobre um espantalho que estava enamorado. Se quiserem conhecer a história espreitem. Esperamos que gostem.
Etiquetas:
1º ciclo,
Dinamização de histórias
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
A visita dos Boguinhas à Casa do Bombo em Lavacolhos
Na sexta feira, dia 10 de Fevereiro, fomos visitar a Casa do Bombo em Lavacolhos. Estamos em época de Carnaval e esta visita fez todo o sentido, pelo facto de ser nomeadamente nesta altura do ano que os bombos saem à rua em grande sonorideda. São eles que normalmente abrem e acompanham os grandes desfiles carnavalescos, atraindo e alegrando os espectadores.
A Casa do Bombo é, por si só, um lugar de cultura e tradição da região onde se encontra, por isso é que a quisemos visitar e aconselhamos a todos que o façam. Lá podem aprender como se fazem os bombos e experimentá-los, tocando até se cansarem, tal como nós fizemos.
Deixamos aqui uma pequena amostra do que podem ver por lá:
A Casa do Bombo é, por si só, um lugar de cultura e tradição da região onde se encontra, por isso é que a quisemos visitar e aconselhamos a todos que o façam. Lá podem aprender como se fazem os bombos e experimentá-los, tocando até se cansarem, tal como nós fizemos.
Deixamos aqui uma pequena amostra do que podem ver por lá:
Estas são as amostras mais pequenas
Alguns bombos são muito, muito grandes, quase da nossa altura.
Aqui estamos nós com a D. Manuela,da Pinus Verde, que teve a gentileza de nos guiar nesta visita tão alegre e musical. Um Bem Haja muito grande à Pinus Verde e à D. Manuela pela oportunidade que nos deu de podermos visitar mais uma das Casas Temáticas desta região.
Gostamos muito de fazer esta visita, divertimo-nos muito e aconselhamos a que o façam também!...
Etiquetas:
Boguinhas,
Casa do Bombo,
pré-escolar
Subscrever:
Mensagens (Atom)