domingo, 13 de novembro de 2011

Reduzir e reutilizar é o que está a dar!

   Na nossa escola procuramos reaproveitar o que íamos deitar fora.Trouxemos latas de salsichas de casa e enfeitamo-las com um pouco da nossa criatividade. Agora servem para colocar os nossos lápis de cor e canetas.

São muito giras!

- O nosso texto coletivo -

            A Escola de Janeiro de Cima participa no Projeto ”Reduzir e reutilizar é que esta a dar”. Na sexta-feira, dia 4 de novembro, recebemos a visita de uma representante deste Projeto. Através de um PowerPoint, pudemos ver imagens relacionadas como os resíduos que o homem deita fora todos os dias. Ficamos a saber que cada pessoa produz cerca de 1,5kg de lixo que é muito lixo.
Existem dois tipos de lixo: o lixo normal que vai para o contentor, e o lixo para reciclar, que vai para os ecopontos. O lixo normal vai para os aterros sanitários, onde são enterrados em camadas. No meio dessas camadas, existem tubos que servem para sair o gás que o lixo deita. Esse gás é utilizado novamente. Neste local o lixo é novamente distribuído por locais próprios.
Podemos reciclar: o plástico, o metal (latas), as embalagens no ecoponto amarelo; o papel, o cartão, os jornais e as revistas no ecoponto azul; as embalagens de vidro vão para o ecoponto verde e as pilhas vão para o ecoponto vermelho.
Também aprendemos que, se aproveitarmos restos de legumes, cascas de fruta, folhas e relva, podemos fabricar estrume biológico que pode ser utilizado na agricultura.
No final, a senhora acabou a sessão mostrando os dez mandamentos da Reciclagem. Nós achamos a sessão muito interessante e aprendemos muita coisa nova.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.Licença Creative Commons
A obra O blogue Januarios e Boguinhas foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.Licença Creative Commons
A obra O blogue Januarios e Boguinhas foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.