terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A festa de São Sebastião - texto coletivo

A lenda de S. Sebastião


         Segundo a lenda de S. Sebastião, em 1557, a população de Janeiro de Cima sofreu uma forte epidemia.
         Os janeirenses, ao verem a sua população a diminuir, decidiram recorrer ao S. Sebastião advogado das pestes, guerras e epidemias pedindo-lhe que os ajudasse. Como não tinham a imagem do santo pediram-na à aldeia vizinha (Janeiro de Baixo), mas estes, com medo que se alastrasse a epidemia, foram eles colocar o santo na margem do rio.
         Como o santo afastou a peste, os janeirenses cumpriram o prometido e construíram uma capela no cimo da aldeia e compraram uma imagem do santo e, todos os anos, celebra-se a festa de São Sebastião, no dia 20 de Janeiro.

A festa de São Sebastião

          Este ano, como todos os anos, a festa começou na igreja com a bênção do pão. Depois algumas pessoas levaram sacos de pão da igreja para a capela de S. Sebastião.
         Quando as pessoas chegaram a capela foi celebrada a missa em honra de S. Sebastião.
À hora do almoço as pessoas colocaram a comida nas mesas e toda a gente que vem a Janeiro de Cima pode almoçar.
Durante a tarde, algumas pessoas conversaram, outras jogaram às cartas, outras dançaram e as crianças brincaram durante toda a tarde.
Nós costumamos apanhar canas dos foguetes, jogamos às apanhadas e brincamos com brinquedos que levamos para a festa.
         No final da tarde, as pessoas lancharam e depois foram para casa. À noite, como de costume, um senhor vai tocar concertina e as pessoas dançam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.Licença Creative Commons
A obra O blogue Januarios e Boguinhas foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.Licença Creative Commons
A obra O blogue Januarios e Boguinhas foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.