Os alunos exploram-na, utilizando materiais manipulativos na construção de certos conceitos, que pelo seu nível de abstração, precisam de suporte físico. Foi o que aconteceu com a aula do 3ºano, na semana passada, mediram tudo, o que estava ao seu alcance na sala de aula, tiveram oportunidade de utilazar as madidas de comprimento já conhecidas.
E PORQUE ESTÁVAMOS NUMA DE MEDIDAS CONSOLIDEI NOÇÕES COM O 4º ANO.
E mãos à obra.
Ainda se lembravam do raio, diâmetro... foram para a rua e sem dificuldade relembraram noções e desenharam uma circunferência.
MEDIRAM. Com a medida do RAIO desenharam a circunferência e calcularam o DIÂMETRO.
Explica o ALESSIO: a seguir pregámos pregos em toda a circunferência, com um fio fizemos a fronteira, para depois medir o fio, porque a circunferência não tem lados.
Como estava muito calor, fomos para o pátio medi-lo, com a ajuda do Duarte. O RESULTADO FOI 3,31m de PERÍMETRO.
E assim constroem o seu próprio saber de forma a adquirirem uma compreensão progressiva das
IDEIAS MATEMÁTICAS.
M.M
Cada actividade é ocasião de uma nova aprendizagem, ainda neste âmbito dos perímetros está na "forja" a elaboração de um relógio de sol tirando partido do canteiro do nosso MEDRONHEIRO.
Vão sair daí uns 'literados' em Matemática. Assim percebem para que serve realmente o que aprendem, saindo do abstrato para a utilidade da Matemática no dia a dia!
ResponderEliminarSoraya Oliveira
Quando estiver pronto esse relógio de sol, mostrem-no aqui, está bem?
ResponderEliminarBj