E que esse rio, é o rio Nilo?
E que nas suas águas quentes vive um peixe carnívoro, a Perca do Nilo que pode atingir 50kg a 70kg. E que usámo-lo na nossa alimentação?
Que o cação que também entra na nossa alimentação, é primo do tubarão? Também é carnívoro:
E perguntam vocês : Como é que sabem?
Foi a D. Rosa que no-lo ensinou. A D. Rosa é a peixeira que vem a Janeiro de Cima vender peixe.
Para o podermos comer fresquinho, vai à lota comprá-lo: Gafanha da Nazaré, Figueira da Foz, Matosinhos, Aveiro e Peniche.
Trás peixe de água doce e de água salgada. O de água salgada foi pescado em alto mar com arrastão.
A nossa professora disse-nos que a D.Rosa é uma senhora muito culta, e que acima de tudo é muito esclarecedora, que sabe explicar muito bem.
Vamos contar como tudo aconteceu. A Mariana, aluna do 1ºano, nunca tinha visto uma lula ao vivo, então ficou combinado: À próxima vez que ouvissemos a buzina da carrinha da peixeira íamos ter uma aula ao vivo. E assim aconteceu.
A Mariana ficou admirada ! Porque pensava que os peixes que comíamos eram todos cinzentos. Gostou de ver a lula cor-de-rosa, o 3º ano identificou-a logo como um molusco. Viram a sua cartilagem que parecia um bocado de plástico.
Observámos muito atentamente o aparelho digestivo de outros peixes, identificámos as guelras .
O Rúben observou que o salmão parecia carne. Explicou-nos que era um peixe de água doce e que nadava contra as correntes, o sável também é peixe de água doce, mas vai desovar ao mar, por isso às vezes há confusão quando se afirma que o sável é peixe de água salgada.
Vimos uma pescada enorme, com a boca cheia de dentes muito ponteagudos. Explicou-nos que a pescada tem umas escamas muito pequenas, e que a cobrir-lhe o corpo tem uma espécie de "ranhoca", que é a sua defesa quando está a ser atacada. Os outros peixes que dela se aproximam escorregam, e ela tem assim oportunidade de nadar ( fugindo deles a maior velocidade).
NO OCEANO TODOS OS PEIXES SERVEM DE ALIMENTO A OUTROS PEIXES.
Outro peixe que achámos muito diferente foi a solha, achatado, com dois olhos do mesmo lado e as barbatanas picam para sua defesa.
Nada sempre junto ao chão (areia), ou rente às rochas, por isso possui dois lados: um claro a parecer areia, outro acastanhado com manchas pretas para confundir-se com o seu habitat, as rochas.
A confundir-se com o seu habitat vimos também o peixe agulha, está agora em vias de extinção, e vive no fundo do mar junto às algas. O seu dorso tem uma côr esverdeada precisamente para se confundir com as algas.
A vida dos oceanos é fascinante. Não acham?
Gostámos muito de aprender tudo isto. ESTÁMOS SEMPRE A APRENDER! E TODA A GENTE NOS ENSINA!
Sabemos agora o nome de muitos peixes, mas o mais interessante é que os conhecemos todos.
Obrigada D. Rosa.
Os Januários
Diogo:
ResponderEliminar- "Aprendemos coisas novas"...
Bruno:
-"Ficamos a conhecer alguns peixes que habitam os oceanos".
Cláudia:
-"Sim, sempre coisas diferentes..."
Rodrigo:
-"Gostei muito de conhecer peixes novos".
Beatriz:
-"Aprendemos muitas coisas com a D. Rosa".
Catarina:
-" Fiquei espantada com o peixe espada"...
Olá. Não sabia que tinha uma mãe tão culta (por vezes sem sabermos, desconheçemos os valores e/ou qualidades daqueles de que á partida achamos conheçer bem, aqueles com que convivemos todos os dias, e só quando são os de fora aqueles que menos convivem a dar o devido valor, aí é que caí-mos na real e dize-mos "Afinal tenho de dedicar mais tempo á minha família, hoje conheçi verdadeiramente a minha mãe"... Sei que isto é triste mas acreditem, eu não sou a única a cometer esse erro! Todo o ser humano mais tarde ou mais cedo se apercebe dessa falha... E ainda bem que isso aconteçe pois tenho a oportunidade, de hoje, e agora admitir o meu erro e dizer: "-Desculpa-me mãe e obrigada a todos vós por me fazerem ver a realidade!!!")! :D
ResponderEliminarGostava muito de também ter uma dessas aulas quando tinha a idade dos Januários, mas infelizmente não tive essa oportunidade... Mas, enfim, não tive essa sorte... :(
Apenas vos digo, aproveitem bem tudo o que a vida vos ensina pois só um dia mais tarde verão que tudo isso vos será muito útil. E estimem bem todos aqueles que vos orientam e vos ensinam, pois esses sim, esses mereçem a vossa estima e carinho. Aproveitem a infância pois é uma fase da vida que sempre recordarão... Quem me dera poder reviver todos os meus momentos de infância!
Beijinhos...
Catarina Couto (a filha da D. Rosa, a peixeira de Janeiro de Cima)...
A minha mãe está a dizer que gostou muito da manha com os Januários. Obrigada a todos vós, Januários, professoras e auxiliares educativas. Parbéns também aos pais, pois os vossos filhos mais cedo ou mais tarde vos irão surpreender como hoje eu fui surpreendida pela minha filha. Continuem a descobrir o mumdo, respeitem-no e agradeçam a tudo e a todos as opurtunidades que têm de o conheçer e de o descobrir! :D Beijinhos da vossa amiga Rosa Couto. Até breve.
ResponderEliminarQue coisa mais gira
ResponderEliminarParabens para quem teve esta ideia maravilhosa
Beijinhos